A história do Grupo BAUMINAS

Água: a primeira fonte
de sustentabilidade

Matéria-prima ou insumo de praticamente toda atividade humana, a água é um dos bens naturais mais preciosos de que dispomos. O respeito e o cuidado para com esta riqueza é o ponto de partida e o foco da atuação do Grupo BAUMINAS.

Nossa origem

A primeira empresa do Grupo BAUMINAS, Indústrias Químicas Cataguases, foi fundada em 1961, em Cataguases (MG), sendo fruto da visão empresarial, empreendedorismo e capacidade técnica do seu idealizador, Simão José Silva.

Com sua atividade principal concentrada inicialmente na fabricação de produtos químicos destinados ao tratamento de água para fins industriais, rapidamente expandiu sua atuação para os mercados de saneamento básico, tratamento de efluentes e piscinas.

Visão Estratégica

Uma das principais vantagens competitivas das Indústrias Químicas Cataguases, que propiciou sua solidez financeira e rápida expansão, foi a visão estratégica de investir numa das maiores reservas de bauxita do eixo sudeste / sul do País. Através do desenvolvimento de técnicas avançadas de lavagem e beneficiamento, transformou esse minério em matéria-prima de alta qualidade para a produção de sais de alumínio e outros produtos químicos de especificações diferenciadas.

Expansão Regional

Ao mesmo tempo em que ampliava os seus mercados de atuação, também expandia a sua presença regional através da abertura de unidades fabris em diversas localidades do País, ampliando sua distribuição e tornando-se uma das principais referências de estrutura e qualidade no setor.

Consolidação da Liderança

Com uma gestão profissional arrojada e focada no crescimento, as Indústrias Químicas Cataguases consolidaram a sua liderança nacional em coagulantes para o tratamento de água e efluentes através da aquisição de outras duas empresas, que sempre foram uma forte referência no setor: a Pluriquímica, com atuação no Norte e Nordeste, e as Indústrias Químicas Cubatão, com atuação no Sudeste.

Grupo BAUMINAS

Com o seu novo porte e contando com a maior estrutura e capacidade fabril dentre as empresas do setor no País, passou a chamar Grupo BAUMINAS, ampliando e segmentando a atuação das suas empresas.

Investimentos

Em evolução contínua, o Grupo BAUMINAS tem a visão de que os sólidos e crescentes resultados obtidos nos últimos anos são frutos dos investimentos realizados de acordo com o seu planejamento estratégico.

Após a incorporação das Indústrias Químicas Cubatão e da Pluriquímica, passou a realizar obras de melhoria nas suas fábricas para a modernização de equipamentos e infraestrutura.

No final de 2013, com a aquisição da unidade de coagulantes inorgânicos da Kemira no Brasil, fortaleceu sua liderança e intensificou sua participação no mercado de papel e celulose.

Em 2018, o Grupo BAUMINAS oficializou a aquisição de 75% da Pigminas, uma das maiores indústrias de micronutrientes de Minas Gerais, dando um importante salto em sua estratégia de se tornar um player relevante no mercado de agronegócio no Brasil.

Novos investimentos são realizados em busca da melhoria contínua da estrutura e dos processos do Grupo BAUMINAS, como a inauguração de unidades fabris em localizações estratégicas, novos sistemas de gerenciamento de informações, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos.

Esses investimentos visam fortalecer ainda mais o Grupo BAUMINAS, detentor de um papel fundamental no atendimento de um mercado cada vez mais exigente.